quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mantra: Ôm Shiva Ôm Shaktí



Ôm Shiva Ôm Shaktí
Namah Shiva Namah Shaktí



Introdução
O Shi de Shiva é como em Xícara, Shaktí como em Chave.Tome um cuidado especial ao pronúnciar shaktí para não usar o TI com um som de C no meio: tchi. É shaktí, o TI de Santa Catarina.
É comum no meio da vocalização perdermos o visarga de namah. Não vá pronunciar: nama shiva, nama shaktí. É namaH Shiva namaH shaktí.



Significado e Tradução
Este mantrá é bem compacto. Sem muitos significados mirabolantes. É uma saldação a Shiva e Shaktí. As duas forças positiva e negativa que juntas fazem o universo segundo a escola shakta. Ao nos referirmos a positivo e negativo não estamos fazendo alusão a bem e mal, mas sim a polaridade mesmo, como a energia elétrica que para acender uma lâmpada precisa das duas polaridades.
Na página 87 do livro Yôga
Sámkhya e Tantra do Mestre Sérgio Santos Existe uma lista completa de princípios do tantrismo.
É interessante notar que Shaktí também é energia, poder. Para o tantrismo a mulher é a fonte da força e do poder do homem. Existe até a brincadeira que diz: Shiva sem Shaktí é shava, que quer dizer que Shiva sem sua consorte é Shava, um cadaver.
Melodia e Música
Quando em número suficiente de pessoas, seis ou mais, em que o número de mulheres seja parecido com o de homens podemos fazer a forma ideal de vocalizar este mantra:
Os meninos irão vocalizar: Ôm Shaktí … namah shaktí.E as meninas irão fazer: Ôm shiva … Namah Shiva.
Os homens devem entonar o Ôm diferente e as mulheres devem deixar o A de shiva um pouquinho mais longo. Ficaria assim para as mulheres:
Ôm Shivaaa … Namah Shivaaa
E os garotos:
Ôm shaktí … namaH Shaktí.
O ‘a’ mais puxado das garotas deve ser até o começo do Ôm shaktí masculino.
Assim homens e mulheres se alternam na vocalização e posteriormente todos fazem juntos. Alguns professores chamam este procedimento de vocalizar alternado de: Mantra com polaridade.

Um comentário: