segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mantra: Jaya Krishnaya


Jaya Krishnaya, jaya Rámakrishnaya,
Rámakrishnaya, jaya Krishnaya jaya.


Rámakrishna e o macaco

Rámakrishna foi um sábio hindu de linha tântrica (Tantra Branco, via seca), que viveu na Índia entre o final do século XIX e o início do século XX. Sua contribuição cultural ao mundo foi tão grande que no dia do seu aniversário, 18 de fevereiro, o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, edição de 1974, publicou uma página inteira com a sua história.

Rámakrishna comparava a mente humana com um irrequieto macaco, que tivesse tomado álcool, tivesse sido picado por um escorpião e, ainda por cima, se lhe tivesse ateado fogo ao pelo! Isso, somos nós...

Para alcançar sucesso no Yôga precisamos primeiramente retirar o fogo (pratyáhára); depois, retirar o veneno do escorpião (dháraná); em seguida, retirar o álcool (dhyána); e, finalmente, retirar o próprio macaco (samádhi). Retirar o macaco corresponde a retirar de nós o aspecto animal, aquilo que ainda nos caracteriza como bicho homem. Entrar em samádhi, tirar o animal, significa transcender a condição de mamífero humano e galgar uma escala evolutiva mais elevada.


Fonte: http://www.casadoyoga.com.br/yoga_ramakrishna.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário