terça-feira, 9 de junho de 2009

Mantra: Kailash





Kailash ki shaktí Shiva Shankara ki jay jay
Yamuná ki jay jay
Gañga ki jay jay

Tradução
A força de Shiva Shankara que vem de Kailash, saudações, saudaçõesde Yamuná, saudações, saudaçõesde Gañga, saudações, saudações

Notas
Jay e a contração de Jaya, conquistar, ganhar, triunfar. O saudação neste sentido é chegar para alguém e dizer: “Fulano, o conquistador”, “Fulano, o vitorioso”. É comum em hindi se omitir a última vogal das palavras. Isso mostra a sua tendência moderna. Este mantra certamente foi produzido em escolas medievais preservando a tradição tantrica de reverência a coisas da natureza. Como a tendência tantra-vêdánta é medieval, acredito que este mantra seja oriundo desta época.

Kailash
Kailash é uma montanha que pertence a cordilheira dos Himalaya, está nas coordenadas 31° 4′ 0″ N, 81° 18′ 45″ E. Conta a lenda que Kailash é a morada de Shiva e Párvatí, filha de Himalaya. Há um certo facínio por esta montanha, é o lugar onde todo mundo mora. Os budistas acreditam que buddha também esteve por lá.
Ela fica relativamente próxima ao Everest. Uma peculiaridade desta montanha é que em seus pés ficam outras montanhas menores que fazem ele parecer um lotus, talvez por isso ele seja considerado tão especial.
Yamuna
É um dos afluentes do Ganges, ela (sim, os rios em sânscrito sempre são femininos) começa nos himalayas, viaja 1300 kilometros até se unir ao Ganges. Conta a lenda hindu que yamuna é irmã de do deus da morte (Yama) e filha do Sol. Se você achava que o Ganges era podre, o Yamuna é pior. Segundo o que consta é um dos rios mais poluidos do mundo, deve bater pau a pau com o Tietê. Ele é citado no Rig Vêda diversas vezes junto com o Ganges. Este vêda conta uma guerra que aconteceu próximo a ele no período de expanssão dos Arianos para o norte e oeste.
Shiva Shankara
É o shiva saddhu, o shiva que medita. Muito apropriado para o mantra, já que Kailash era a montanha dos meditantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário